Blog sobre Dança de Salão - Dama leve, pesada... Ainda se usa essa expressão na Dança de Salão? | André Toffani Danças

Blog sobre Dança de Salão - Quanto tempo preciso para aprender a Dançar bem?

Dama leve, pesada... Ainda se usa essa expressão na Dança de Salão?

Raramente se houve essa expressão na dança nos tempos atuais, até porque quando não é compreendida. pode parecer inadequada.

Mas independentemente disso, a expressão não está relacionada a massa corporal da mulher, quantos kilos ela pesa.

Essa expressão na dança hoje, está mais relacionada a sensação do homem na resposta de sua parceira à condução. Ou seja, quando ele exerce um comando, dá uma informação a dama, como ela responde a mesma.

Quanta força o homem precisou usar para ela entender a condução? Qual foi o tempo de resposta? Ela absorveu a informação e a partir daí trabalhou "com as próprias pernas" sem precisar uma condução permanente, do início ao fim do passo? Com que autonomia ela reagiu a informação que ele deu?

Aí está o segredo... Quanto mais o homem precisa intervir, usar a força, e quanto mais demorada é a resposta da dama a condução, é maior a sensação de "peso", de desconforto.

Para as mulheres, a solução é simples. Basta trabalhar para entender os movimentos (sim, entender...) e fazer evoluir com o tempo sua percepção, seu feeling na hora de responder aos comandos. Essas duas coisas somadas, a racionalidade do movimento e essa resposta mais intuitiva tornarão sua resposta bem mais ágil.

Somando-se a isso sua capacidade para executar os passos, a dança será muito prazerosa para os dois.

Então esqueça a frase "Se o homem conduzir bem, qualquer mulher dança." Na dança de salão moderna, ambos tem que saber o que fazem...

Post

Título

Dama leve, pesada... Ainda se usa essa expressão na Dança de Salão?

Categoria

Técnica

Data

14 de Julho de 2015

Autor

André Toffani